Revitalização da Praça Saldanha Marinho está 60% concluída em Santa Maria

Fotos: João Alves/PMSM

A revitalização da Praça Saldanha Marinho está 60% concluída. A obra no centro de Santa Maria começou em junho de 2023 e é executada pela Construtora Jobim. Já os estudos para a elaboração do projeto foram feitos pelo Escritório de Paisagismo Burle Marx, que entre as principais execuções está o Calçadão de Copacabana.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Novas etapas

Desde o início deste mês, para acessar a Saldanha Marinho, a população tem utilizado a praça entre o Viaduto Evandro Behr e a Rua Roque Calage, e também, pela Rua do Acampamento. Isso ocorre por conta da nova etapa em que se encontra a obra: a concretagem do piso em frente ao Theatro Treze de Maio. 

Segundo a prefeitura, todos os trabalhos estão situados no 7º setor. Em paralelo ao trabalho realizado pela Construtora Jobim, segue a restauração do chafariz e do coreto da Praça. O restauro é feito por uma equipe liderada pelo professor Juan Amoretti. O superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeferson da Costa Nunes, destaca a importância da parceria:

– A obra transcorre de maneira como traçado no projeto e conforme o tempo estipulado pela empresa. A nova Praça está sendo revitalizada e com algumas modificações na disposição dos bancos, por exemplo. O cuidado com a restauração do chafariz e do coreto, sob a responsabilidade do professor Amoretti, são essenciais para preservar esses símbolos arquitetônicos de Santa Maria.

Nos próximos dias, serão demarcadas as locações do piso podotátil (utilizado para oferecer acessibilidade a pessoas com limitações do sistema visual), da pedra portuguesa e do granito preto.

Contrapartida

A obra foi viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Cada etapa do projeto é acompanhada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. A previsão é de que a revitalização da Praça Saldanha Marinho seja concluída em até 18 meses. 

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: objeto brilhante detectado por estação de Santa Maria chama atenção no céu do Estado Anterior

VÍDEO: objeto brilhante detectado por estação de Santa Maria chama atenção no céu do Estado

UFSM publica edital da primeira chamada oral da lista de espera; 1.990 vagas estão disponíveis Próximo

UFSM publica edital da primeira chamada oral da lista de espera; 1.990 vagas estão disponíveis

Geral